sexta-feira, 26 de abril de 2013



CEMIG - DICAS PARA LIGAÇÃO DO PADRÃO

LIGAÇÃO DE ENERGIA

DEFINIÇÕES

1- Padrão de Entrada de Energia: instalação compreendendo ramal de entrada, poste ou pontalete particular, caixas, dispositivos de proteção, aterramento e ferragens, preparada pelo consumidor de forma a permitir que a ligação do imóvel ás redes fornecedoras da concessionária de energia elétrica.

Manual de Fornecimento – Distribuição de Energia
















CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO.

Antes de executar a montagem do Padrão de Entrada de Energia e solicitar sua ligação pela Cemig, segue algumas dicas:  
 Contrate um eletricista experiente, que já tenha montado / instalado Padrão conforme as normas de fornecimento de energia da Cemig.  
 A numeração do imóvel deverá ser legível, indelével e estar na seqüência correta.  
 A altura das caixas de medição em relação ao solo, medida da sua parte superior ao piso, deverá ser de 1,40m a 1,60m.  
 As hastes de aterramento deverão estar com a extremidade superior visível e dentro de uma cava, para que seja verificada a marca do fabricante e a conexão do condutor de aterramento. A tampa da cava deverá ser de ferro fundido, se a haste for fincada na via pública, ou de concreto, se na parte interna do imóvel.  
 O Padrão não poderá ser instalado em terreno de terceiros, e sua caixa de medição não poderá ser instalada em locais sem iluminação, sem condições de segurança e difícil acesso como: escadas e rampas, interiores e vitrines, áreas entre prateleiras, pavimentos superiores, fossas, barranco, etc. O local deverá ser seguro e de fácil acesso.  
 O Padrão deverá ser localizado de forma a evitar que o ramal de ligação da Cemig (fiação que interliga o Padrão ao poste da Cemig) passe sobre terreno de terceiros ou próximo a janelas (distância mínima na horizontal de 1,20m) sacadas e varandas (distância mínima na vertical de 3,50m).  
 O disjuntor e os demais equipamentos/materiais que compõem o Padrão deverão ser modelos aprovados pela Cemig. A empresa disponibiliza uma manual (PEC-11) com relação de Materiais e Equipamentos aprovados para Padrões de Entrada.  
 O Condutor neutro deverá ter sua isolação na cor azul de fábrica, e o condutor de proteção verde ou verde-amarelo, sendo que este deverá ser levado juntamente com o condutor neutro e fase até a caixa de passagem (se existir) ou ao Quadro de Distribuição de Circuitos (Quadro Interno da Instalação.)  
 Quando se tratar de um Padrão com mais de uma caixa de medição, as mesmas deverão ser numeradas com número do imóvel nas tampas e na lateral direita da sua parte interna.  
 A distância do padrão ao poste da Cemig, mais próximo, deverá ser no máximo de 30m.  
 Se necessário a entrada de funcionários da Cemig no imóvel, como por exemplo: para inspeção nas hastes de aterramento quando fincadas na parte interna do imóvel, para instalação ou retirada do medidor de energia, quando utilizado caixas modelos CM13 / CM14, (LVP – Leitura pela Via Pública) aquelas cuja abertura é na parte traseira, é necessário que se tenha livre acesso ao local, caso contrário, se o imóvel se encontra fechado/desabitado, poderá ser solicitado junto a concessionária agendamento da data para execução dos serviços solicitados.  

 Caso seja solicitado a Concessionária de Energia, Mudança de Local e/ou Corte para Conserto do Padrão de Entrada, é importante que o Eletricisa Padronista / Eletricista Particular que foi contratado, fique atento para providenciar a ligação da fiação de saída que irá atender a unidade consumidora(cargas internas), após a religação do Padrão de Entrada por parte da Cemig.  
 A solicitação da ligação só deverá ser feita, após a conclusão da montagem do Padrão.  
Obs. As dicas apresentadas são apenas algumas das diversas necessárias para uma instalação correta, segura e eficiente do Padrão de Entrada de Energia. Portanto é de extrema importância que seja contratado um bom profissional para execução dos serviços. Em caso de reprovação do Padrão, a Cemig cobrará uma taxa relativa aos custos operacionais