domingo, 30 de junho de 2013

LAJE TRELIÇADA 

A laje pré-fabricada com o uso das TRELIÇAS vem ganhando espaço na construção civil. Seu uso proporciona à laje maior rigidez, mais qualidade, segurança e a capacidade para vencer grandes vãos e suportar altas cargas.
O sistema construtivo com lajes treliçadas permite substituir, com vantagens, o uso das lajes pré-fabricadas comuns e das lajes maciças ou protendidas.
A opção pela tecnologia das TRELIÇAS traz inúmeros benefícios ao processo construtivo:


VANTAGENS

§  Capacidade de vencer grandes vãos;
§  Eliminação do uso de forma, restringindo assim a necessidade de utilização de madeira;
§  Menor peso próprio, com conseqüente alívio das cargas em vigas, pilares e fundações;
§  Redução do custo final da estrutura em até 30%, entre economia de aço, concreto, forma, mão de obra e da quantidade de peças estruturais;
§  Perfeita condição de monoliticidade da estrutura, possibilitando ser utilizada em qualquer tipo de obra, seja horizontal ou vertical com altura elevada;
§  Redução do escoramento devido à diminuição do peso próprio.

LAJE TRELIÇADA DE ISOPOR

O uso do isopor ( E.P.S. ) no sistema treliçado substitui com vantagens outros materiais, como lajotas cerâmicas ou de concreto, por ser um material extremamente leve e de boa resistência mecânica.
As lajes nervuradas podem ser armadas em uma direção ou nas duas direções. No primeiro caso, as nervuras, colocadas em apenas uma direção, descarregam suas cargas em dois apoios. Dependendo do vão, são colocadas também nervuras na direção transversal à direção principal, com a finalidade apenas de travamento das nervuras principais.
Já as lajes armadas em duas direções são concebidas para assim distribuir as cargas, e por isto apresentam menores esforços em cada direção, podendo ser projetadas com alturas menores.

VANTAGENS

Isolamento térmico e acústico;

Facilidade de recortes nas tubulações e cantos irregulares;

Menores cargas aliviando estrutura e fundações;

Redução do peso da laje;

Diminuição do concreto;

Escoramento reduzido ( sustenta cargas menores );

Menor tempo de execução;

Fácil transporte.

COMO FAZER


Entre cada treliça você pode colocar isopor ou tijolo de cerâmica, e, por cima de tudo vai um pouco de ferro e concreto.