quarta-feira, 21 de agosto de 2013

MAS AFINAL, O QUE A ESCORA ESCORA?

Meu último ‘post’ foi sobre escoras, mas na verdade coloquei o carro na frente dos bois, os seriam as escoras antes da ‘caixaria’ e da ‘laje’?

Enfim, levantadas as paredes, devemos fazer toda a preparação para que essas agüentem o peso, tanto da laje quando de todo o segundo andar. E como é feita essa sustentação?

Pelo que entendi papeando por ai, é nesse momento que são feitas as colunas e vigas, para isso são feitas armações de ferro, que serão preenchidas com concreto.




Para o preenchimento dessas colunas e vigas é feita a ‘caixaria’ – literalmente caixas de madeira (parecidas com as cintas feitas no alicerce da casa).

Enquanto estou escrevendo o ‘post’ bate a dúvida: qual a diferença entre viga, coluna e pilar?

PILAR: Um pilar é um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os
esforços verticais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações. Costuma estar associado ao sistema laje-viga-pilar.
A palavra pode ser usada como sinônimo para coluna, embora esta tenha um significado próprio. Além disso, cotidianamente costuma-se diferenciá-los pelo fuste: enquanto o pilar o possui quadrangular ou poligonal, nas colunas o fuste é arredondado. Esta definição, no entanto, não é adotada em todos os países de língua portuguesa.


COLUNA: Uma coluna é um elemento arquitetónico destinado a receber as cargas verticais de uma obra de arquitetura (arcoarquitraveabóbada) transmitindo-as à fundação. Embora tenha a mesma função de um pilar, este é geralmente mais robusto e de secção quadrada, (o que poderia corresponder genericamente ao fuste da coluna). A coluna costuma ser caracterizada por uma estrutura mais esbelta e esguia em prumo (tradicionalmente de secção cilíndricapodendo também ser poligonal) e que acarreta um significado histórico, decorativo e simbólico mais acentuado. Os materiais de construção podem variar entre a pedraalvenariamadeirametal ou mesmo tijolo atingindo-se uma grande variedade formal e decorativa que se pode observar desde a antiguidade.


VIGA: Uma viga é um elemento estrutural das edificações. A viga é geralmente usada no sistema laje-viga-pilar para transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga concentrada, caso sirva de apoio a um pilar. Pode ser composta de madeiraferro ou concreto(português brasileiro) ou betão (português europeu) armado. A viga transfere o peso das lajes e dos demais elementos (paredesportas, etc.) às colunas.
A parte da engenharia civil que se dedica ao estudo das tensões recebidas pela estrutura e ao seu dimensionamento é a engenharia estrutural.


Pelo que entendi: pilar = coluna (vertical); viga (horizontal).

Resumindo: a caixaria para pilares e vigas é feita antes da escora (agora parece óbvio).

Nossos executores de obra estão terminado a estruturação dos pilares.

Fotos, agora sim da nossa casa, tiradas em 21/08/2013.