quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Gesso ou Reboco?

Felipe e eu já havíamos decidido utilizar reboco apenas nas partes molhadas da casa, o resto ficaria por conta do gesso. Contudo, semana passada o 'maluco' propõe colocarmos reboco em todo o primeiro andar, e me pergunta "o que você acha?". Eu não acho nada!!! Mas depois dessa acho que preciso pelo menos saber as vantagens e desvantagens de cada um deles.

GESSO

Vantagens

- Rapidez na aplicação (afinal é feita por empresa especializada, e não por pedreiros);
- Cobertura Uniforme, sem irregularidades;
-  Preço mais baixo em relação ao reboco (Um saco de gesso é pelo menos 3 vezes mais barato que um saco de cimento. Sem contar os custos indiretos como a areia e cal necessárias ao cimento e o tempo de mão de obra maior para execução);
- Aplicação em uma única etapa;

Desvantagens

- Cuidado redobrado com umidade;
- Necessidade de rodapés mais altos;
- Altamente solúvel;
- Substrato (tijolos ou blocos) deve estar concluído há pelo menos um mês;
- Necessidade de correção com argamassa;
- Caso a tinta não seja específica para gesso, a aplicação de uma camada de selador e uma de massa corrida será necessária;
- É necessário que as paredes estejam bem aprumadas (Aprumada parece palavra falada por quem fala 'pobrema' e 'Creusa').

REBOCO

Vantagens

- Superfície impermeabilizante
- Pode ser utilizado em áreas molhadas
- Melhor sensação térmica

Desvantagens

- Preço
- Mais demorado: precisa ser feito em pelos menos duas etapas (chapisco e reboco);


E ai, ajudou? Eu continuo sem uma opinião formada sobre o assunto!!!

Sites/Blogs pesquisados: